close
Rayanne Azevedo

Rayanne Azevedo
Publicado dia 08 de mar de 2019 às 16:05

Pesquisadores do BOFTL em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável visitam o LEEM

Matéria produzida em março de 2018 no antigo blog do ADAPTA.

Pesquisadores do BOFTL em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável visitam o LEEM

Pesquisadores do BOFTL em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável visitam o LEEM.

Na terça-feira da semana passada (13) os pesquisadores da Universidade de Notre Dame (EUA), visitaram as dependências do Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular – LEEM/INPA como parte de sua agenda em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável – FAS.

Os estudiosos fazem parte do programa de MBA Business On The Frontline – BOTFL, e junto com a FAS estão desenvolvendo uma proposta de plano de negócio sustentável para a cadeia do pirarucu.

“A ideia principal é conhecer todo o cenário da cadeia do pirarucu nas reservas de desenvolvimento sustentável, e conhecer todos os autores importantes que fogem do negócio econômico, mas também envolve a academia, as agências governamentais e todas as atividades de pesquisa que envolvem o peixe”, contou a analista de pesquisa do Programa de Soluções Inovadoras – PSI, Liane Lima.

Os pesquisadores passaram pelas reservas de Mamirauá e Uacari conhecendo as áreas e as comunidades locais, e atualmente em Manaus, os estudantes do BOTFL estão conhecendo os institutos de pesquisas voltados para a ciência e também agências de governo, para compreenderem toda a logística de dinâmica da cadeia do peixe.

A visita no LEEM aconteceu com o intuito dos cientistas conhecerem o laboratório, conversarem com o doutor Adalberto Val que estuda há anos a espécie, além de terem contato com a forma que os animais são tratados dentro do ambiente de pesquisa.

O BOFTL já esteve em parcerias com diversos países, e agora está no Brasil junto com a FAS para desenvolverem um plano de negócio com o peixe amazônico. Espera-se que essa parceria gere planos sustentáveis e que o avanço no ramo de estudos prospere.

Pesquisadores do BOFTL, acompanhados de Liane Lima da Fundação Amazonas Sustentável e doutor Adalberto Val do INPA/ADAPTA.