close
Wayvin da Silva Paes

Wayvin da Silva Paes
Publicado dia 04 de nov de 2020 às 19:43

O efeito do selênio na fisiologia e genotoxicidade do tambaqui

O efeito do selênio na fisiologia e genotoxicidade do tambaqui relacionado a temperatura do cenário A2 do IPCC Mestrando: Wayvin da Silva Paes; Orientador: Dr. Adalberto Luis Val

O efeito do selênio na fisiologia e genotoxicidade do tambaqui

O selênio (Se) é um calcogênio descoberto no século XIX por Jöns Jacob Berzelius. É um metal bastantes utilizado nas indústrias de vidraças, cosméticos, placas solares, entre outros. Para os seres vivos, o Se é um micronutriente essencial, sendo responsável por desempenhar papeis fisiológicos importantes. Por isso, é recomendado a suplementação alimentar diária desse mineral, sobretudo em regiões onde o solo é carente desse nutriente.

Atualmente, existem alguns estudos preocupados em inserir a suplementação de Se em organismos cultivados, a fim de aumentar a qualidade de suas produções. No entanto, é necessária cautela quando tratamos desse mineral, pois seu intervalo entre o benefício e a toxicidade é bastante estreito, podendo resultar em danos severos aos indivíduos expostos ao Se.

O presente estudo pretende avaliar o efeito do selênio, através do composto Na2SeO3, na fisiologia e no comportamento do tambaqui, assim como eventuais danos genéticos causados por esse micronutriente. Além disso, pretendemos avaliar os efeitos da interação do Se com a temperatura do cenário climático A2, projetado pelo IPCC.