close
Izabel Maria Bezerra dos Santos

Izabel Maria Bezerra dos Santos
Publicado dia 30 de set de 2019 às 23:00

Microrganismos como aliados contra contaminações nos rios da Amazônia

Pesquisadora estuda a possibilidade de uso de fungos e bactérias na biorremediação

Microrganismos como aliados contra contaminações nos rios da Amazônia

Em setembro de 2018, o naufrágio de uma embarcação que transportava óleo contaminou o igarapé do Mauazinho, no rio Negro, na orla de Manaus (AM). Foto: Reprodução/Ricardo Oliveira-Ipaam


O uso de microrganismos para reduzir ou remover contaminações no ambiente foi o tema apresentação da bióloga Isabelle Bezerra Cordeiro no seminário do Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (Leem), nesta segunda-feira (30). Assista a presentação completa.

O trabalho de Isabelle, apresentado sob o título de "Diversidade microbiana e seu potencial em biorremediação", tem o objetivo de encontrar  microrganismos como bactérias e fungos que ajudam a localizar ou remover contaminações provocadas por vazamentos de óleo e outras substâncias tóxicas em rios da Amazônia.

Sobre a pesquisadora

Isabelle Bezerra Cordeiro possui doutorado pelo programa de pós-graduação em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas, na área de concentração Bioquímica. Atualmente é professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ministrando as disciplinas de Biofísica, Bioquímica e Bioética. Foi professora do Centro Universitário Fametro e atuou na Unidade Curricular de Metabolismo e Funções Biológicas, com a competência Bioquímica no curso de graduação em Medicina. Desenvolveu o projeto de identificação de proteínas nucleares ligantes de FAK em cardiomiócitos, visando o mapeamento de vias de sinalização celular que levam à hipertrofia cardíaca e interactoma da proteína FAK durante seu doutoramento. Tem experiência na área de Proteoma e Biologia Molecular.