close
Izabel Maria Bezerra dos Santos

Izabel Maria Bezerra dos Santos
Publicado dia 22 de jun de 2020 às 14:01

Alterações no regime de inundação ameaçam árvores centenárias da Amazônia

Degradações provocadas pela construção de hidrelétricas e mudanças do clima podem alterar permanentemente a cheia em rios abaixo das barragens

Alterações no regime de inundação ameaçam árvores centenárias da Amazônia

Árvores nativas da PARN do Jaú. Fotos: Tayane Carvalho/Inpa


A implantação da hidrelétrica de Balbina e as mudanças climáticas alteraram o regime de inundação de florestas alagáveis pobres em nutrientes causando mortalidade de árvores centenárias da Amazônia, como a macacarecuia ou cueira (Eschweilera tenuifolia), árvore símbolo dos igapós de águas pretas e altamente adaptada ao pulso de inundação (subida e descida anual das águas dos grandes rios da Amazônia Central). É o que aponta o artigo publicado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) na revista científica New Phytologist.

O trabalho tem como primeira autora a egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Botânica do Inpa, Angélica Resende, como um dos frutos da sua tese, além dos pesquisadores Jochen Schöngart (orientador principal de Resende), Maria Teresa Piedade, e a pós-doutoranda Flavia Durgante. Piedade e Schöngart são coordenador e vice, respectivamente, do projeto Ecológico de Longa Duração executado pelo Grupo de Pesquisa Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas Úmidas (Peld-Maua/Inpa), grupo que há décadas estuda as áreas alagáveis da Amazônia. Leia mais aqui.